25/11/2024 às 10h13min - Atualizada em 25/11/2024 às 10h13min

​Pesquisa aponta que brasileiros vinculam biocombustíveis ao crescimento econômico do país

Estudo revela apoio popular ao aumento da produção de biocombustíveis

- Da Redação, com Agência Brasil
Foto: Divulgação
Um estudo divulgado pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados, encomendada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, revelou que a maioria dos brasileiros vê a produção de biocombustíveis como um fator chave para o crescimento econômico do país. Segundo o levantamento, 69% da população acredita que o aumento na produção de biocombustíveis está diretamente ligado à expansão econômica do Brasil, além de 71% dos entrevistados concordarem que o investimento nesse setor pode gerar mais empregos nas áreas rurais.
 
A pesquisa, realizada com 2.004 pessoas no início de outubro, também destaca que, atualmente, 66% dos brasileiros abastecem seus carros com gasolina ou diesel, enquanto apenas 29% utilizam etanol como combustível principal. Quando questionados sobre as alternativas mais viáveis para o futuro, 77% apontaram os carros elétricos como a melhor opção, seguidos pelo etanol (40%) e Gás Natural Veicular (33%).
 
Em um contexto mais amplo, a pesquisa mostra que 62% dos brasileiros acreditam que as medidas para promover combustíveis sustentáveis trarão benefícios significativos para o país. A pesquisa ocorre em um momento em que o Programa Nacional do Álcool (Proálcool) completou 49 anos, destacando os avanços no uso do etanol, que, desde a sua implementação, tem gerado economias significativas para o Brasil, como a substituição de importações de gasolina.
 
Além disso, o governo federal tem buscado consolidar iniciativas como a Lei do Combustível do Futuro, que visa modernizar e expandir fontes renováveis, posicionando o Brasil como líder em sustentabilidade. A legislação, que entrou em vigor em outubro, prevê a substituição de combustíveis fósseis por opções mais limpas no transporte terrestre, marítimo e aéreo, sendo considerada a maior iniciativa de descarbonização da matriz de transportes do mundo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.