21/11/2024 às 10h03min - Atualizada em 21/11/2024 às 10h03min

​Mercado de crédito de carbono pode gerar novos lucros para produtores de cana

Projeto de lei aprovado na câmara abre caminho para vendas de créditos por produtores certificados

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Divulgação
Produtores de cana-de-açúcar no Brasil podem estar prestes a conquistar uma nova fonte de receita com a aprovação do projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono. A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados na última terça-feira (19) e agora segue agora para sanção presidencial.

O projeto é visto com otimismo pela Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana). Segundo José Guilherme Nogueira, CEO da entidade, o mercado de carbono pode beneficiar especialmente produtores que já possuem certificações ou que pretendem se certificar.

“Essa regulamentação abre oportunidades para que esses produtores comercializem créditos de carbono com outros setores”, explica Nogueira.
 
Como funciona o mercado regulado
A proposta cria um mercado regulado de créditos de carbono, com metas de emissão para empresas poluidoras. Elas poderão negociar títulos para compensar emissões, incluindo as Cotas Brasileiras de Emissão (CBE) e os certificados de redução ou remoção de carbono (CRVE), regulados pelo Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE).
 
Nogueira destacou que a sanção presidencial será um passo importante para que produtores de cana possam explorar esse mercado e aumentar sua rentabilidade. “A Orplana está acompanhando de perto e acredita no impacto positivo dessa medida para o setor”, concluiu.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.