19/09/2024 às 10h57min - Atualizada em 19/09/2024 às 10h57min
Cortes com osso registram alta de 4% no mercados atacadista da grande São Paulo
Carcaça casada do boi gordo alcança o maior patamar nominal do ano, impulsionada pela oferta reduzida e aumento no consumo
- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução O mercado atacadista de carne na Grande São Paulo tem registrado uma valorização significativa nos preços dos cortes com osso nas últimas semanas. De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as valorizações dos cortes com osso chegaram a cerca de 4% nos últimos sete dias.
Esse movimento resultou na carcaça casada do boi gordo – que inclui a junção do traseiro, do dianteiro e da ponta de agulha – sendo negociada no maior patamar nominal deste ano.
Pesquisadores do Cepea apontam que essa alta é impulsionada por dois fatores principais. Primeiro, a oferta de carne por parte dos frigoríficos está um pouco reduzida, o que contribui para a pressão sobre os preços.
Em segundo lugar, o consumo tem mostrado sinais de aquecimento. Indicadores macroeconômicos, como a redução das taxas de desemprego e o aumento da massa de rendimentos, têm dado sustentação ao aumento da demanda.