21/10/2024 às 11h09min - Atualizada em 21/10/2024 às 11h09min
Oferta apertada e dólar alto sustentam mercado brasileiro de arroz
Preços se mantêm firmes, mas exportações enfrentam concorrência dos EUA
- Da Redação, com Safras & Mercado
Foto: Divulgação / Gov.br O mercado brasileiro de arroz segue estável pelo impulso de uma oferta restrita em plena entressafra, além da valorização do dólar frente ao real. Segundo análise da consultoria Safras & Mercado, a firmeza das cotações é reforçada pelo câmbio, que torna o arroz brasileiro mais competitivo no mercado interno.
Por outro lado, uma alta mais expressiva é limitada pelos preços competitivos do arroz norte-americano, atualmente 15% mais barato na Bolsa de Chicago em comparação com a média gaúcha. Esse diferencial impede avanços nas vendas de arroz gaúcho para países andinos e a América Central e Caribe.
No Rio Grande do Sul, principal referencial do país, a saca de 50 quilos fechou a quinta-feira (17) a R$ 118,52, registrando alta de 0,22% em relação ao mês anterior e um aumento de 13,9% em comparação ao ano passado.
Para apoiar a produção, o governo federal anunciou novas medidas, incluindo Contratos de Opção de Venda (COV) pela Conab, que irão garantir um preço futuro para até 500 mil toneladas da safra 2024/25.