14/11/2024 às 10h26min - Atualizada em 14/11/2024 às 10h26min
Poder de compra dos avicultores paulistas no menor patamar desde abril de 2023
Valorização do milho e enfraquecimento do preço do frango afetam poder aquisitivo de produtores
- Da Redação, com Cepea
Foto: Freepik O poder de compra dos avicultores paulistas frente ao milho atingiu o menor nível desde abril de 2023, conforme apontam os levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
De acordo com os pesquisadores, esse recuo no poder aquisitivo dos produtores está diretamente relacionado à valorização doméstica do milho, que impacta os custos de produção, e ao enfraquecimento dos preços do frango vivo, especialmente quando se compara a média parcial de novembro com o mês anterior.
No mercado de frango, apesar de uma tendência de estabilidade nas cotações, alguns produtores e frigoríficos, diante da baixa liquidez e da dificuldade para escoar a produção, acabaram cedendo a valores mais baixos para acelerar a venda do produto. Isso reflete a pressão sobre os preços em um cenário de dificuldades para o setor.
Em relação ao milho, a alta registrada nas cotações é explicada pela demanda doméstica aquecida, que mantém os preços elevados no mercado interno, além das valorizações internacionais do cereal. A combinação desses fatores tem colocado pressão sobre os custos de produção para os avicultores, que enfrentam dificuldades para manter a rentabilidade com o aumento dos preços do milho, fundamental na alimentação das aves.