O plantio da safra de soja 2024/25 no Mato Grosso está atrasado, mesmo com o calendário de semeadura tendo sido antecipado em cerca de 15 dias. Até o momento, a semeadura avançou pouco, com os produtores aguardando condições climáticas mais favoráveis, especialmente chuvas consistentes.
Cleiton Gauer, superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), afirmou que as chuvas começaram a chegar no estado e, com isso, a expectativa é de um avanço significativo no plantio a partir da próxima semana. O Imea estima um aumento de 1,5% na área plantada de soja, alcançando 12,7 milhões de hectares, e uma recomposição na produção, que deve crescer de 39 para 44 milhões de toneladas em comparação à safra anterior.
No entanto, o atraso no plantio da soja já começa a preocupar os produtores, pois impacta diretamente a janela de semeadura da segunda safra de algodão, considerada ideal para garantir boa produtividade. Além disso, Gauer alerta que o atraso também acende um sinal amarelo para a safra de milho. O Imea projeta um aumento de 7% na área cultivada com algodão e uma leve redução na área de milho para o ciclo 2024/25.