13/09/2024 às 10h37min - Atualizada em 13/09/2024 às 10h37min
Preços da laranja pera sobem com oferta limitada e safra abaixo do previsto
Alta nas temperaturas e reestimativa do Fundecitrus impulsionam preços e acirram a escassez de oferta
- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução Os preços da laranja pera continuam em ascensão, com uma média de R$ 113,89 por caixa de 40,8 kg na parcial desta semana (de segunda a quinta-feira), o que representa um aumento de 4,3% em relação ao período anterior. O cenário altista é impulsionado por uma combinação de fatores, segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia (Cepea).
A recente elevação das temperaturas em São Paulo contribuiu para um aumento significativo na demanda pela fruta. Além disso, a reestimativa do Fundecitrus indicou que a safra 2024/2025 pode ser ainda menor do que o previsto anteriormente, agravando a situação.
O Fundecitrus anunciou, na última terça-feira, 10, que a colheita no cinturão citrícola (estado de São Paulo e Triângulo Mineiro) deve totalizar 215,78 milhões de caixas de 40,8 kg, um volume 30% inferior ao da temporada anterior e abaixo da estimativa inicial de 232,38 milhões de caixas.
Colaboradores consultados pelo Cepea destacam que a oferta de laranjas está bastante limitada. A falta de chuvas tem causado murchamento das frutas, reduzindo ainda mais a qualidade e a quantidade disponível no mercado. O cenário de escassez e as expectativas de uma safra menor reforçam o movimento de alta nos preços da laranja pera.