10/09/2024 às 10h20min - Atualizada em 10/09/2024 às 10h20min

​Demanda por carne continua em alta e beneficia empresas do setor, segundo XP

Análise da XP Investimentos indica tendências positivas para carnes bovina, suína e avícola, apesar de desafios setoriais

- Da Redação, com MoneyTimes
Foto: Reprodução
A XP Investimentos, em seu relatório sobre exportações de agosto, destaca uma tendência de alta para os preços das carnes que pode se prolongar mais do que o esperado, com picos ainda não atingidos. Segundo a análise, a demanda externa aquecida e a disponibilidade de gado impulsionaram o crescimento das exportações, apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor.
 
As exportações de carne bovina cresceram 17% em relação a agosto de 2023, superando em 5% as estimativas da XP, embora tenham diminuído em relação a julho. Esse crescimento é atribuído à disponibilidade de gado e à forte demanda externa. A XP prevê que a demanda contínua da China e do Sudeste Asiático, junto com a alta disponibilidade de gado, sustentará os preços.
 
Em contraste, as exportações de carne de frango caíram 11% em agosto, impactadas pela doença de Newcastle, que afetou os embarques principalmente para a China. Contudo, os preços estão em alta, parcialmente devido a um mix de produtos de maior valor. A XP acredita que os frigoríficos adotaram uma estratégia de segurar as vendas de cortes específicos para obter melhores preços, refletindo a alta dos preços internos.
 
No setor de carne suína, as exportações cresceram 6% em um ano, superando as expectativas da XP em 4%. O aumento é impulsionado principalmente pelo Sudeste Asiático e pelo Chile, com preços em alta na China, uma tendência que os analistas esperam que continue. A redução da produção local de carne bovina e as menores importações de frango do Brasil devido ao Newcastle contribuem para o aumento nos preços.
 
A XP Investimentos observa que, apesar dos desafios, como a escassez de carne magra e as tarifas de exportação, o mercado continua sendo impulsionado pela demanda robusta. Os analistas acreditam que o aumento da produção e as estratégias de exportação adaptativas continuarão a beneficiar o setor de carnes nos próximos meses.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.