19/06/2024 às 09h52min - Atualizada em 19/06/2024 às 09h52min

Café arábica segue estável em R$ 1.300 a saca com lentidão no mercado, diz Cepea

Avanço da colheita e desvalorização do real influenciam preços; exportações brasileiras batem recordes

- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução
Os preços do café arábica seguem em estabilidade desde o início de junho, apresentando preços em torno de em torno de R$ 1.300 por saca de 60 kg segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Apesar do bom ritmo de colheita no Brasil e do aumento no número de lotes da nova safra disponíveis para negociação, a liquidez no mercado spot continua lenta.
 
Pesquisadores do Cepea apontam que, além do avanço na colheita, a desvalorização do Real e o clima seco no Vietnã têm direcionado as cotações internas e externas, tanto para o café arábica quanto para o robusta. Este cenário tem mantido os preços relativamente firmes, apesar das variáveis que normalmente causariam flutuações significativas.
 
Quanto às exportações brasileiras, a baixa oferta de café robusta do Vietnã tem impulsionado os embarques nacionais do grão. Em maio de 2024, o Brasil exportou 4,396 milhões de sacas de café verde e industrializado, o maior volume para o mês desde o início da série histórica do Cecafé em 1990. Nos 11 meses de safra, os embarques totalizaram 43,7 milhões de sacas, apenas 2 milhões de sacas abaixo do recorde histórico da temporada 2020/21.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.