04/06/2024 às 09h31min - Atualizada em 04/06/2024 às 09h31min
Preços do trigo no mercado de lotes atingem maiores níveis desde 2023, aponta Cepea
Alta é influenciada por menores estoques domésticos e tendência de queda nos estoques mundiais da safra 2024/25
- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução Os preços do trigo no mercado de lotes (negociação entre empresas) atingiram os maiores níveis desde meados de 2023, em termos reais (deflacionados pelo IGP-DI), de acordo com levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Os pesquisadores explicam que, sazonalmente, as cotações do cereal se mantêm firmes no Brasil durante o segundo trimestre de cada ano, sustentadas pelos menores estoques domésticos nesse período. No entanto, em 2024, os valores do trigo também estão sendo influenciados pelo ambiente externo, uma vez que os estoques mundiais da safra 2024/25 tendem a cair pelo terceiro ano consecutivo.
Além disso, o Cepea indica que os compradores seguem relatando dificuldades em encontrar o trigo de melhor qualidade no mercado interno, reflexo da queda na produção do cereal em 2023. Por outro lado, as importações de trigo continuam firmes, buscando suprir a demanda doméstica diante da redução na oferta interna do grão.
Esse cenário de menores estoques, tanto no Brasil quanto no mercado global, aliado às dificuldades de abastecimento de trigo de qualidade, tem sustentado os preços do cereal em patamar elevado no mercado de lotes no país.