22/05/2024 às 09h04min - Atualizada em 22/05/2024 às 09h04min
Preços domésticos do café reagem após forte recuo no início de maio
Colheita de arábica ainda está em ritmo lento na maioria das regiões, segundo pesquisadores do Cepea
- Da Redação, com Cepea
Foto: Divulgação / Ministério da Agricultura Os preços domésticos do café vêm reagindo nesta segunda quinzena de maio após recuos registrados no início do mês. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), são poucos os lotes que têm entrado no mercado spot, sobretudo de arábica, em meio ao ritmo ainda lento da colheita desta variedade na maioria das regiões brasileiras.
Colaboradores consultados pelo Cepea indicam que, apesar do clima seco e favorável para esta fase inicial de trabalhos, a colheita soma entre 5% e 10% da produção esperada nas praças de Graça (SP), da Zona da Mata de Minas Gerais e do Noroeste do Paraná. Ressalta-se que o tamanho pequeno do grão (peneira) até o momento vem preocupando cafeicultores, ainda conforme relatado pelos pesquisadores.
No Cerrado de Minas Gerais, importante região de arábica, as atividades estão nos estágios mais iniciais, como normalmente acontece, já que essa praça começa a colher um pouco mais tarde que as demais.