20/05/2024 às 08h25min - Atualizada em 20/05/2024 às 08h25min

​Estiagem e baixo interesse de produtores pressionam preços da mandioca

Falta de chuvas desde o início de maio e reduzida comercialização da matéria-prima resultaram em menor oferta às indústrias

- Da Redação, com Cepea
Foto: Divulgação / Ceagesp
O cenário atual do mercado da mandioca no Brasil segue desafiador. A falta de chuvas desde o início de maio na maior parte das regiões produtoras da raiz dificulta as atividades de colheita, segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Esse cenário, somado ao baixo interesse de produtores pela comercialização, resultou em uma diminuição na oferta de matéria-prima às indústrias. Como consequência, os preços da mandioca foram impulsionados para altas após quatro semanas seguidas de quedas.

Entre 13 e 17 de maio, a tonelada de mandioca – posta fecularia – foi negociada à média nominal a prazo de R$ 417,25 (R$ 0,7257 por grama de amido), alta de 2,8% frente à da semana anterior. Em relação ao mesmo período do ano passado, porém, o atual valor está 39,5% abaixo, em termos reais (deflacionamento pelo IGP-DI). 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.