03/05/2024 às 09h26min - Atualizada em 03/05/2024 às 09h26min
Preços da laranja continuam em queda no mercado in natura
Oferta elevada e menor demanda contribuem para desvalorização
- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução Os preços da laranja seguem em queda no mercado in natura, influenciados pela menor demanda e pela oferta mais elevada de frutas, incluindo as precoces e a tangerina poncã, conforme revelado no último levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) divulgado nesta sexta (3).
Na parcial desta semana, que compreende o período de segunda a quinta-feira, a média de negociação está em R$ 83,52 por caixa de 40,8 kg para a laranja pera na árvore, refletindo uma baixa de 0,79% em relação ao período anterior.
Em abril, a média de preço da laranja pera in natura foi de R$ 91,28 por caixa de 40,8 kg, registrando uma queda de 3% em relação a março. Os pesquisadores do Cepea apontam que o processamento de laranjas da safra 2024/25 deve começar a ser intensificado em maio, o que pode amenizar a queda nos preços, uma vez que os produtores terão a indústria como opção de escoamento.
No entanto, os pesquisadores alertam que a demanda por laranjas pode enfraquecer em maio devido à entrada mais efetiva da safra de tangerina poncã. Além disso, as possíveis menores temperaturas do outono tendem a diminuir o consumo da fruta, o que pode representar um desafio adicional para os produtores no próximo mês.