03/05/2024 às 09h19min - Atualizada em 03/05/2024 às 09h19min
Escassez de frigoríficos preocupa produtores no Araguaia
Famato busca soluções em reunião com representantes da indústria para aumentar capacidade de abate na região
- Da Redação, com CarneTec
Foto: Reprodução Os pecuaristas na região do Araguaia, em Mato Grosso, estão enfrentando dificuldades devido à falta de frigoríficos para o abate do gado produzido na área, onde o rebanho tem aumentado, de acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).
Em uma reunião realizada na última terça-feira (30), o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, e outros representantes da federação se encontraram com o presidente da Friboi, Renato Costa, e o diretor executivo de Originação na JBS, Eduardo Krisztan Pedroso, em São Paulo, para discutir sobre a necessidade "urgente" de aumentar a capacidade de abate na região, conforme nota divulgada pela entidade.
"A Famato se comprometeu a apresentar um documento fundamentado em estudos e dados oficiais que indiquem a quantidade de gado na região do Araguaia, fornecendo assim uma base sólida para as discussões", afirmou a federação mato-grossense.
Além da capacidade de abate, a reunião também abordou questões ambientais, com foco nas propriedades embargadas devido à supressão legal de vegetação.
A Famato destacou a importância do diálogo entre os setores agrícola e industrial para encontrar soluções que beneficiem tanto os produtores quanto as empresas frigoríficas, visando o desenvolvimento sustentável da região do Araguaia.