19/04/2024 às 09h16min - Atualizada em 19/04/2024 às 09h16min

​Preços da laranja pera em queda com variedades precoces e menor demanda

Após sucessivos recordes, valores da laranja pera in natura apresentam declínio em abril, influenciados pela entrada de frutas precoces e condições climática

- Da Redação, com Cepea
Foto: reprodução
Após um período de recordes consecutivos, os preços da laranja pera in natura iniciam abril em declínio. Segundo análises realizadas por pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a pressão vem da entrada de um volume considerável das variedades precoces no mercado, que concorrem diretamente com a pera.

Além disso, relatos indicam que produtores têm colhido frutas fora do período ideal de maturação, em decorrência do greening, uma doença que afeta os citros, e também para atender à demanda, resultando em uma oferta maior no mercado.

Outro fator que contribui para a queda nos preços é o menor ritmo de vendas, influenciado pelas temperaturas mais amenas. Isso resulta em uma desaceleração da demanda, o que enfraquece ainda mais os valores da laranja pera.

Na parcial desta semana, compreendida entre segunda e quinta-feira, a laranja pera foi comercializada à média de R$ 92,68 por caixa de 40,8 kg, na árvore, registrando uma desvalorização de 3,02% em relação à semana anterior.

Quanto aos contratos para a nova temporada (2024/25), os levantamentos do Cepea indicam que as negociações voltaram a se aquecer nesta semana, com propostas atingindo os R$ 70 por caixa de 40,8 kg, colhida e posta na fábrica. Este cenário sugere uma dinâmica de mercado volátil, influenciada por uma série de fatores que impactam a produção e comercialização da laranja pera.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.