17/04/2024 às 09h28min - Atualizada em 17/04/2024 às 09h28min

​Preços do arroz em casca se recuperam em abril, impulsionados pelo clima e demanda

Após queda em março, indicador CEPEA/IRGA-RS registra alta de 1,7% na primeira quinzena do mês

- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução
Os preços do arroz em casca, que haviam registrado uma queda de 5% em março, começaram a se recuperar na primeira quinzena de abril, conforme aponta o Indicador CEPEA/IRGA-RS, 58% grãos inteiros (média ponderada para o estado do Rio Grande do Sul), com uma alta de 1,7%. Segundo os pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta quarta-feira (17), essa recuperação é impulsionada por diversos fatores.

Um dos fatores que tem dado suporte aos preços é o ritmo mais lento de colheita, agravado pelas chuvas intensas dos últimos dias. Essa situação tem mantido os produtores retraídos, na expectativa de uma valorização no médio e longo prazos, especialmente diante da baixa relação estoque/consumo prevista para o final do ano-safra.

Além disso, conforme indicam os pesquisadores do Cepea, houve uma presença mais ativa de compradores, o que favoreceu a liquidez nas negociações do casca no Rio Grande do Sul. Esse cenário está atrelado à melhora da demanda não apenas local, mas também de outros estados, como São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.

Esses elementos combinados têm contribuído para reação positiva nos preços do arroz em casca. 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.