16/04/2024 às 08h48min - Atualizada em 16/04/2024 às 08h48min

​Volume de etanol hidratado negociado em São Paulo atinge segundo maior patamar do ano

Quantidade comercializada por usinas paulistas mais que triplicou em comparação com o mesmo período de 2023

- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução
O volume de etanol hidratado negociado nas usinas do estado de São Paulo entre 8 e 12 de abril atingiu o segundo maior patamar deste ano, ficando atrás apenas do registrado na semana encerrada em 19 de janeiro, de acordo com o levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada desta terça-feira (16). Em comparação com o mesmo período de 2023, a quantidade comercializada por usinas paulistas mais que triplicou.

Pesquisadores do Cepea destacam que o suporte para esse desempenho continua vindo da boa paridade de preços nas bombas de combustíveis entre o etanol hidratado e a gasolina C. A vantagem competitiva na ponta varejista gerou novas necessidades de compras por parte das distribuidoras, que vinham mais tímidas nos fechamentos.

Por outro lado, do lado da oferta, as chuvas ocorridas em importantes regiões produtoras de São Paulo prejudicaram o andamento das atividades agrícolas. Como resultado, de 8 a 12 de abril, o Indicador CEPEAE/SALQ do hidratado fechou em R$ 2,3701/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), representando uma alta de 1,09% frente ao período anterior.

Além disso, a média do Indicador ESALQ/BM&FBovespa (Paulínia – SP) diário foi de R$ 2.504/m³, o que representa uma elevação de 2,51%. As cotações praticadas na última semana foram as maiores desde o início de julho de 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.