08/04/2024 às 09h06min - Atualizada em 08/04/2024 às 09h06min
Clima seco limita colheita de mandioca, enquanto pressão sobre cotações diminui
Cepea relata redução no avanço da colheita devido ao clima seco e queda na rentabilidade
- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução O avanço da colheita de mandioca está sendo muito limitado em diversas regiões monitoradas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), devido ao clima seco predominante. O Instituto Nacional de Meteorologia destaca que o volume acumulado de chuvas em março foi o mais baixo desde julho de 2022.
A escassez de chuvas tem impactado diretamente a produtividade e o andamento das atividades agrícolas, levando parte dos produtores a reduzir o ritmo das entregas. Essa decisão é ainda mais evidente devido à queda na rentabilidade do setor. No entanto, em casos em que há necessidade de liberação de áreas, o ritmo das entregas permanece mais intenso.
Como resultado da menor oferta no mercado, houve uma diminuição da pressão sobre as cotações na última semana, com reações observadas em algumas praças. Os pesquisadores do Cepea observam que, apesar da redução no volume ofertado, o esmagamento da mandioca ainda deve apresentar um aumento de 31% em relação à semana anterior. É importante ressaltar que a semana anterior foi mais curta devido a um feriado, o que resultou em menos dias de trabalho.