04/04/2024 às 09h10min - Atualizada em 04/04/2024 às 09h10min
Poder de compra dos suinocultores paulistas aumenta em março
Preços do farelo de soja e do milho favoráveis aos produtores
- Da Redação, com Cepea
Foto: Divulgação / Governo Federal O poder de compra dos suinocultores paulistas em relação ao farelo de soja vem registrando crescimento nos últimos três meses, alcançando em março o melhor resultado desde novembro de 2020, em termos reais (valores deflacionados pelo IGP-DI de fevereiro), de acordo com levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) desta quinta-feira (04)
Este cenário se deve ao fato de que, enquanto o preço do suíno vivo se manteve estável em comparação com fevereiro, o preço do farelo de soja apresentou uma queda significativa. Em relação ao milho, o poder de compra no último mês também foi o mais alto desde novembro do ano passado, também em termos reais.
Considerando o suíno negociado na região SP-5 (Bragança Paulista, Campinas, Piracicaba, São Paulo e Sorocaba) e os insumos comercializados no mercado de lotes da região de Campinas (SP), os suinocultores paulistas puderam adquirir, em média, 3,55 quilos de farelo de soja com a venda de um quilo do animal em março, um volume 7% superior ao adquirido em fevereiro. Quanto ao milho, no mesmo período, foi possível comprar 6,39 quilos do cereal, uma quantidade 0,7% maior.