28/03/2024 às 09h02min - Atualizada em 28/03/2024 às 09h02min

​Preços do suíno vivo e da carne suína oscilam em março, aponta Cepea

Movimento de alta na segunda quinzena contrasta com desvalorização na primeira, refletindo oscilações

- Da Redação, com Cepea
Foto: Nelson Morés / Embrapa Suínos e Aves
Após uma queda na primeira metade de março, os preços do suíno vivo e da carne suína registraram avanços significativos nesta segunda quinzena do mês. No entanto, segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), essa recuperação não é uniforme em todas as regiões do país.
 
Enquanto em algumas localidades o recente movimento de alta garantiu um aumento na média de março em comparação com fevereiro, em outras, a desvalorização mais intensa na primeira quinzena resultou em uma baixa na média mensal.
 
Nas primeiras semanas de março, a disponibilidade de animais acima da demanda exerceu pressão sobre os valores tanto do suíno vivo quanto da carne suína. Contudo, na segunda parte do mês, com uma oferta mais "ajustada" em relação à procura, os preços conseguiram se recuperar ligeiramente. Nos últimos dias, no entanto, compradores têm se afastado das aquisições de novos lotes de animais, o que pode estar ligado ao período da Quaresma.
 
Durante a Quaresma, a demanda por carne de peixe tradicionalmente cresce em detrimento da de carnes vermelhas, o que pode explicar o movimento de recuo nas compras de suínos. Esse padrão sazonal do mercado pode continuar influenciando os preços nos próximos dias, conforme o período religioso se estende.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.