27/03/2024 às 09h18min - Atualizada em 27/03/2024 às 09h18min

​Chuvas intensas no Rio Grande do Sul alertam setor arrozeiro

Acamamento das plantas, danos em infraestruturas e lentidão nos negócios preocupam produtores, aponta Cepea

- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução
As recentes e intensas chuvas que assolaram o estado do Rio Grande do Sul na última semana deixaram o setor arrozeiro em estado de alerta. De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em algumas regiões, o acamamento das plantas representa um risco para a produtividade nesta fase final do ciclo.

Além disso, os estragos não se limitaram apenas às lavouras, pois houve comprometimento de estruturas de secadores e galpões em determinadas localidades, e alguns acessos rodoviários foram prejudicados, dificultando o escoamento da produção.

A repercussão desses eventos climáticos refletiu diretamente no ritmo de negócios nos últimos dias, que esteve consideravelmente lento. Apesar da pressão dos compradores sobre as cotações do casco, em certas regiões, os preços demonstraram uma leve reação para determinadas faixas de rendimentos.

No entanto, do lado dos produtores, poucos têm a urgência de "formar caixa" neste momento. Consequentemente, a oferta permaneceu restrita, conforme observações dos pesquisadores do Cepea.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.