25/03/2024 às 09h07min - Atualizada em 25/03/2024 às 09h07min

​Preço do leite avança em janeiro e indica tendência altista no 1º trimestre

Valorização do produto e estabilidade nos custos impulsionam mercado lácteo

- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução
O mercado lácteo brasileiro iniciou o ano de 2024 com um cenário de valorização do produto, conforme dados divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. O preço do leite captado em janeiro registrou o terceiro aumento consecutivo, atingindo o valor de R$ 2,1347 por litro na "Média Brasil".

Esse montante representa um avanço de 4,5% em relação a dezembro de 2023, porém ainda apresenta uma queda de 23,3% se comparado ao mesmo período do ano anterior, considerando os valores ajustados pelo IPCA de janeiro de 2024.

Além do aumento do preço do leite in natura, os derivados lácteos também seguiram uma tendência de valorização em fevereiro. Segundo uma pesquisa realizada pelo Cepea em parceria com a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), os preços médios do leite UHT, da muçarela e do leite em pó fracionado (400g), negociados no atacado de São Paulo, registraram altas de 1,28%, 1,22% e 3,95%, respectivamente, em termos reais, em comparação com janeiro.

No âmbito das importações e exportações de derivados lácteos, fevereiro apresentou uma dinâmica interessante. Enquanto as importações continuaram em declínio, as exportações mais que dobraram, resultando em uma redução no déficit da balança comercial do setor.

Em relação aos custos de produção, o Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária leiteira se manteve estável na "média Brasil" durante fevereiro, que engloba as bacias leiteiras de Bahia, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Essa estabilidade reflete a desvalorização da ração, compensada pelo encarecimento de outros insumos, mantendo um equilíbrio nos custos de produção do setor.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.