28/02/2024 às 09h32min - Atualizada em 28/02/2024 às 09h32min

Mais arrobas com conservação de solos

João Menezes
Foto: Jonatan Jumes, Epagri / Embrapa
As pastagens estão entre as atividades agropecuárias que melhor protegem o solo, mas mesmo assim, quando implantadas e conduzidas de maneira equivocada podem ter problemas de erosão e chegar a formação de voçorocas. O planejamento da divisão das pastagens, a distribuição de aguadas, saleiros e sombras e o manejo das pastagens são fundamentais para evitar erosões.
 
A conservação de solo se inicia com boa cobertura do solo e condições ideais de infiltração da água no solo. As pastagens bem manejadas proporcionam boa cobertura do solo e proteção quanto ao impacto das gotas de chuvas no solo. Estas gotas impactam o solo e favorecem sua desagregação. O sistema radicular viçoso de pastagens bem manejadas proporciona descompactação do solo e boas condições de infiltração da água da chuva diminuindo o escorrimento superficial.
 
O planejamento das divisões das pastagens e distribuição de aguadas, saleiros e sombras têm um papel fundamental na conservação de solos em pastagens. As pastagens devem ser bem divididas, de maneira a respeitar a declividade do terreno para que o gado não ande em desnível e os trilheiros formados por seu deslocamento não sejam o caminho inicial de escorrimento superficial e erosões (Figura 1).


Figura 1 – Pastejo rotacionado respeitando a declividade do terreno (adaptado de https://www.scotconsultoria.com.br/imprimir/noticias/21544)
 
O fato do fato dos animais descerem no terreno para beberem água em bebedouros naturais nos córregos que cortam a propriedade, criam caminhos para o escorrimento da água e consequentemente ocorrência de erosões. É importante controlar a erosão nas trilhas do gado evitando que se transformem em voçorocas. Desviar os animais com cercas e obstáculos, aterrando os sulcos e ressemeando o local.
 
A utilização de terraços é uma prática importante, principalmente no momento do estabelecimento quando o solo ficará descoberto. Como as pastagens bem manejadas conservam bem o solo, os terraços podem ser mais distantes e inclusive de base larga para facilitar o trânsito de máquinas. Quando o bebedouro é natural e o gado desce o terreno para se dessedentar, acaba exigindo maior manutenção dos terraços.
 
Uma alternativa são as “caixas secas” ou também chamado sistema Barraginhas. O sistema Barraginhas é um conjunto de práticas mecânicas de conservação de água e solo, empregado para captação da água das chuvas e do escoamento superficial. As Barraginhas são caracterizadas como pequenas bacias escavadas em áreas de enxurradas, agem como caixas de retenção que evitam as perdas de água, permitem a infiltração no solo e garantem o abastecimento do lençol freático.
 
O sistema Barraginhas melhora a captação de água de chuva e do escoamento superficial, diminui enchentes, reduz erosão e assoreamento dos corpos d'água, aumenta o nível de água no lençol freático, nas nascentes, córregos e rios aumentando da disponibilidade de água para a irrigação, abastecimento humano e consumo animal.
 
As pastagens são plantas que proporcionam boa cobertura do solo e quando bem divididas e manejadas protegem o solo de erosão. As práticas conservacionistas como terraços ou sistema Barraginhas não devem ser esquecidos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.