15/02/2024 às 09h06min - Atualizada em 15/02/2024 às 09h06min

Abate de bovinos em Mato Grosso alcança recorde com 615 mil cabeças em janeiro

Marca representa a maior quantidade de gado abatido em um único mês desde 2003

- Da Redação, com CarneTec
Foto: Reprodução
Os abates de bovinos em Mato Grosso atingiram um patamar recorde durante o mês de janeiro ao totalizar 615,13 mil cabeças, o que representa um aumento significativo de 19,4% em relação ao mês anterior. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), com base em informações fornecidas pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea).

Essa marca representa a maior quantidade de gado abatido em um único mês desde 2003, impulsionada principalmente pela presença significativa de fêmeas nas indústrias, que responderam por 50,15% do total abatido em Mato Grosso. O aumento expressivo no volume de animais abatidos é uma ocorrência rara, com altas mensais acima de 18% tendo sido registradas apenas seis vezes nos últimos 22 anos. 

Segundo o Imea, a alta nos abates está diretamente relacionado à deterioração da qualidade das pastagens no estado, levando os pecuaristas a intensificar o envio dos animais mais pesados para as indústrias durante o período analisado.

O estado de Mato Grosso tem mantido um ritmo robusto de abates de bovinos desde o ano anterior. Em 2023, registrou-se o maior número de abates já registrado em sua série histórica, totalizando 6,16 milhões de cabeças, o que representa um aumento expressivo de 23,5% em relação a 2022.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.