08/02/2024 às 09h36min - Atualizada em 08/02/2024 às 09h36min

Produção de carne suína brasileira deve desacelerar no 1º trimestre

Rabobank indica queda sazonal no mercado doméstico e externo, enquanto a perspectiva anual segue otimista

- Da Redação, com CarneTec
Foto Divulgação / Governo Federal
A indústria de carne suína do Brasil se prepara para uma desaceleração neste primeiro trimestre de 2024 devido à redução sazonal na demanda tanto no mercado interno quanto nas exportações, conforme projeções divulgados pelo Rabobank.

O mercado doméstico é impactado por uma diminuição após o período festivo, com a queda no consumo associada às férias escolares e aos gastos adicionais da população com os impostos anuais. Paralelamente, as exportações para a China, importante mercado para o produto brasileiro, também devem desacelerar, contribuindo para a redução da demanda global.

"O declínio sazonal na demanda, aliado ao aumento do estoque no quarto trimestre de 2023, resultou em um excesso de oferta em relação à demanda", afirmou o Rabobank em comunicado à imprensa divulgado nesta semana.

Apesar da previsão de queda na produção no início de 2024, o Rabobank mantém uma perspectiva otimista para o ano, estimando um aumento entre 3% e 4% na produção total de carne suína brasileira em comparação com 2023, alcançando um novo recorde.

As exportações brasileiras de carne suína também devem atingir níveis recordes neste ano, com um crescimento previsto entre 3% e 5% em relação ao ano anterior.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.