05/02/2024 às 09h05min - Atualizada em 05/02/2024 às 09h05min

Mapa analisa impactos climáticos no agronegócio e avalia medidas emergenciais

Equipe avalia pleitos do setor, mas ações concretas ainda aguardam definição

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Divulgação / Gov.Br
O Ministério da Fazenda está realizando uma análise aprofundada dos impactos da crise ambiental no agronegócio, principalmente atribuídos às adversidades climáticas. Mesmo diante dos pleitos apresentados pelo setor, como a busca por crédito e renegociação de dívidas, ainda não foram estabelecidas ações concretas a serem tomadas, conforme afirmou o secretário de Política Econômica, Guilherme Mello.

"O ministro (da Agricultura, Carlos) Fávaro esteve aqui conosco, e estamos fazendo um balanço, entendendo onde estão e quais são os problemas. Estamos nesse momento de montar o diagnóstico, de fazer uma avaliação. Isso, obviamente, é algo que a gente tem de fazer de maneira recorrente, porque cada setor tem a sua particularidade, e o agro, em especial, sofre mais esses impactos da mudança climática, disse o secretário."

Diante das dificuldades enfrentadas pelo setor produtivo, os pleitos incluem a prorrogação dos financiamentos para investimento com vencimento neste ano até o último ano do contrato, com manutenção das taxas de juros, renegociação dos financiamentos de custeio, antecipação das operações de pré-custeio e liberação de recursos para capital de giro.

Ainda em fase de diagnóstico, a expectativa é que o Ministério da Fazenda, em conjunto com o Ministério da Agricultura, elabore medidas emergenciais para mitigar os impactos da crise e oferecer suporte ao setor agropecuário, que enfrenta desafios adicionais devido às mudanças climáticas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.