01/02/2024 às 09h36min - Atualizada em 01/02/2024 às 09h36min

​Agtechs avançam na América Latina e Brasil lidera as startups mapeadas

Levantamento inédito da Liga Ventures, em parceria com o Hub CNA Digital e Bunge, destaca o papel do Brasil no ecossistema de inovação do agronegócio latino-americano

Fred Almeida
Foto: Reprodução
Um abrangente estudo sobre a evolução das agtechs na América Latina revelou a presença de 978 startups ativas, das quais 809 são brasileiras. A pesquisa, conduzida pela Liga Ventures em parceria com o Hub CNA Digital e a Bunge, destaca o papel essencial dessas empresas, que utilizam diversas tecnologias para impulsionar a capacidade produtiva do agronegócio.

As startups foram categorizadas em 22 segmentos, abrangendo áreas como biotecnologia, backoffice para agronegócios, vant e geoprocessamento, gestão da pecuária, gestão e análise de plantio, nutrição de plantas, proteínas e bebidas alternativas, comercialização de insumos agropecuários, máquinas e equipamentos para produção, serviços financeiros, agricultura vertical e indoor, e agricultura de baixo carbono.

Quase 40% das startups identificadas foram fundadas entre 2019 e dezembro de 2023. As principais categorias de agtechs ativas, surgidas de 2020 a 2023, incluem biotecnologia, serviços financeiros, comercialização de insumos agropecuários, gestão e análise de plantio, e agricultura de baixo carbono.

Danielle Leonel, coordenadora do Hub CNA Digital, ressalta a importância do mapeamento e análise das startups no setor agropecuário como ferramentas estratégicas para compreender tendências e necessidades emergentes, permitindo ajustes constantes nas estratégias do Sistema CNA/Senar.

Guilherme Massa, cofundador da Liga Ventures, destaca o papel revolucionário das agtechs no mercado agro, impulsionando a eficiência, a produtividade agrícola e contribuindo para as agendas de sustentabilidade ambiental e segurança alimentar.

No que diz respeito aos investimentos no setor, foram realizadas 116 negociações entre janeiro de 2022 e dezembro de 2023, totalizando mais de R$ 3 bilhões. Startups de serviços financeiros (26%) e agricultura de baixo carbono (22%) lideraram os investimentos.

Os dados do estudo indicam que o Brasil é líder na distribuição de startups ativas, representando 83% do total. Em seguida, estão Argentina (5%), México (4%), Colômbia (4%) e Chile (3%). Entre os estados brasileiros mais representativos estão São Paulo (41%), Paraná (11%), Minas Gerais (10%), Rio Grande do Sul (10%) e Santa Catarina (7%).

Com Instituto CNA

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.