23/01/2024 às 11h52min - Atualizada em 23/01/2024 às 11h52min
“A tilápia é a commodity da piscicultura brasileira”, diz presidente da Peixe BR
De Olho no Campo da semana fala sobre a maré alta da piscicultura do Brasil
- Da redação
Foto: Divulgação O mercado está para peixe – principalmente o peixe brasileiro. Em entrevista ao
podcast De Olho no Campo, o presidente da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), Francisco Medeiros, fala do crescimento do setor no Brasil que de 2014 a 2022 deu uma salto de 48,6% na produção de peixes, com destaque para a tilápia que representa 64% da piscicultura brasileira. Em 2022, o Brasil produziu 860, 355 milhões de toneladas, com exportação para 42 países.
“A tilápia é a
commodity da piscicultura. É um peixe produzido em mais de 140 países e o produtor compete com preços internacionais”, ressalta Medeiros. “Por isso, ele tem de acompanhar o mercado internacional de outras commodities, como milho e a soja, que impactam diretamente no seu negócio. Piscicultura também é pecuária”, completa.
Com relação ao fechamento de 2023, a associação ainda prepara o levantamento, mas Medeiros adianta que foi um ano muito bom para o produtor, sobretudo para o cultivo de tilápia. “No cultivo de tilápia tivemos aumentos significativos de preços pagos ao produtor praticamente o ano todo, então 2023 foi muito bom”, afirma.
A entrevista completa você confere no
podcast De Olho no Campo, no
Youtube do Canal Pecuarista.
Clique aqui e assista!