O Ministério da Agricultura do Brasil espera que a China habilite mais frigoríficos brasileiros para exportar ao país asiático. A expectativa é que a habilitação seja anunciada após uma vistoria que as autoridades chinesas realizarão a partir de 1º de dezembro em 18 plantas no Brasil.
Do total de unidades a serem visitadas, três são para confirmar a habilitação (reabilitação), outros 11 são de carne bovina e quatro são de aves. A decisão final de habilitação é da China.
Segundo o secretário de Comércio e Relações Internacionais da pasta, Roberto Perosa, a expectativa é que a China habilite todas as plantas visitadas, ou pelo menos um lote adicional delas.
"A China nos disse que, a depender do resultado, poderá habilitar todo lote. Eles não especificaram se habilitarão planta a planta ou por amostragem", explicou Perosa. O país asiático desconsiderou uma lista com 20 plantas enviadas pelo governo brasileiro no fim de agosto e analisa mais de 50 unidades, segundo informações da autoridade sanitária repassadas ao ministério.
Neste ano, a China já habilitou quatro novas plantas brasileiras e retirou a suspensão de dois frigoríficos.