Preocupações com estoques e clima impulsionam alta do preço do arroz

Os produtores estão buscando formas de garantir a oferta do produto no mercado interno e externo.

- Da Redação, com Cepea
29/11/2023 10h44 - Atualizado em 29/11/2023 às 10h44

O Indicador CEPEA/IRGA-RS do arroz em casca continua apresentando um aumento significativo e se aproxima da casa dos R$120 por saca de 60 kg. Segundo pesquisadores do Cepea, o movimento de avanço está atrelado a preocupações relacionadas aos baixos estoques atuais, à robusta demanda externa e às dificuldades enfrentadas na semeadura no Rio Grande do Sul, devido às chuvas intensas.

 

Ressalta-se que, no campo, além de o clima atrapalhar a semeadura, a elevada umidade tem prejudicado a germinação e o desenvolvimento das lavouras já implantadas. Essa situação pode afetar a produtividade das lavouras e, consequentemente, reduzir o volume de produção de arroz.

 

Pesquisadores do Cepea ressaltam que um fator que poderia enfraquecer o atual movimento de valorização do arroz seria uma certa retração no consumo – e isso poderia acontecer quando os setores atacadistas e varejistas não conseguirem repassar reajustes de preços aos consumidores.

 

Os produtores estão buscando formas de garantir a oferta do produto no mercado interno e externo, investindo em tecnologias para aumentar a produtividade das lavouras e melhorar a qualidade do produto. Apesar das dificuldades enfrentadas, a expectativa é de que a safra de arroz seja satisfatória em termos de qualidade e volume.


Tags »
Notícias Relacionadas »