Na última semana, o mercado de etanol mostrou um ritmo de negociações acelerado. De acordo com dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) nesta terça-feira (28), o volume de etanol hidratado transacionado em São Paulo cresceu significativos 80% entre 20 e 24 de novembro, impulsionado por uma oferta maior e preços mais acessíveis. Pesquisadores do Cepea apontam que a atuação intensa de algumas distribuidoras no spot paulista também contribuiu para esse cenário.
No mesmo período, os preços do etanol apresentaram queda. O Indicador CEPEA/ESALQ para o etanol hidratado fechou em R$ 2,0877/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), representando uma redução de 2,54% em comparação com o período anterior. Já para o etanol anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ foi de R$ 2,4176/litro (líquido de PIS/Cofins), registrando uma diminuição de 2,13% no mesmo comparativo.
Para as próximas semanas, os colaboradores do Cepea estimam um aumento na oferta de etanol. No entanto, apesar desse cenário, os preços podem se manter estáveis devido ao típico aumento na demanda durante o final de ano, período em que a circulação de veículos costuma aumentar.
Açúcar No mercado de açúcar, os preços do açúcar cristal branco têm oscilado no mercado spot do estado de São Paulo neste encerramento de novembro. O Cepea destaca que, apesar das oscilações, as tendências de baixa predominam.
A demanda interna não tem demonstrado sinais de aquecimento, levando algumas usinas a reduzirem os valores da saca, especialmente para o cristal tipo Icumsa 180. Em contrapartida, os preços do cristal de melhor qualidade, o Icumsa 150, mantiveram-se firmes, já que as exportações seguem aquecidas.