28/11/2023 às 09h27min - Atualizada em 28/11/2023 às 09h27min

​Brasil terá postura ativa na COP28, afirma Marina Silva

Ministra do Meio Ambiente garante que país pressionará por ações efetivas e defenderá o combate ao desmatamento

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Reprodução Twitter / Agência Brasil
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, garantiu que o Brasil adotará uma postura proativa durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28) em Dubai, nos Emirados Árabes, entre 30 de novembro e 12 de dezembro.

Em seu depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs no Senado nesta segunda-feira (27), Marina afirmou que a participação do Brasil na COP28 não se resumirá a uma resposta a demandas externas, mas buscará ativamente a promoção de ações concretas contra as mudanças climáticas.

"Nós evitamos lançar 133 milhões de toneladas de CO² para proteger o interesse do agronegócio, do pequeno, do grande, do médio e para que o Brasil seja a potência que ele precisa ser no século 21", declarou a ministra, destacando os esforços do governo atual para combater o desmatamento ilegal e promover o desenvolvimento sustentável.

Marina reforçou que defenderá uma postura contrária ao desmatamento e buscará garantir os direitos dos povos indígenas em manterem seus modos de vida tradicionais. Ela reconheceu divergências no modelo de desenvolvimento vigente, mas salientou a possibilidade de conciliar o progresso do país com a justiça social e a preservação da Amazônia.

Diante dos senadores, a ministra apontou que a desigualdade no país decorre de um modelo de desenvolvimento injusto, no qual poucos se beneficiam dos ganhos, enquanto a maioria enfrenta os prejuízos ambientais. Ela também destacou a importância do respeito aos direitos ambientais, fundamentais para todos os brasileiros desde os constituintes originários.

"A história do Brasil não começou com a chegada dos portugueses e suas tecnologias, que não se comparam às dos povos indígenas. As leis não foram criadas por ONGs, mas sim pelos constituintes originários, que estabeleceram o direito de todos os brasileiros a um meio ambiente saudável", concluiu a ministra.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.