23/11/2023 às 09h02min - Atualizada em 23/11/2023 às 09h02min

Oferta de carne suína no mercado interno deve subir até 4% em 2024, diz Rabobank

Aumento no consumo per capita e nas exportações impulsionam a produção da proteína no Brasil

- Da Redação, com CarneTec
Foto: Divulgação / Ministério da Agricultura
De acordo com relatório divulgado pelo Rabobank em novembro, a oferta de carne suína no mercado brasileiro deve crescer entre 3% e 4% em 2024, impulsionada pelo aumento no consumo per capita e nas exportações. O volume de exportações de carne suína brasileira também deve subir de 3% a 5% no próximo ano devido ao crescimento das importações totais chinesas, que devem aumentar entre 8% e 10% no próximo ano.

O Rabobank destacou que, apesar das expectativas de preços competitivos no mercado externo e do aumento na procura chinesa, um dos principais desafios deve ser o mercado doméstico. Este setor tem apresentado uma ligeira melhora no consumo durante este ano, impulsionada pelo aumento na demanda por produtos processados e embutidos, e pelos menores preços na segunda metade do ano. No entanto, a oferta ainda sustentada em patamares elevados da carne bovina deve continuar desafiando a competitividade da proteína suína no próximo ano, não somente pela menor diferença de preços, mas também pelo forte apelo cultural por este tipo de carne observado em boa parcela da população local.

Com a perspectiva de aumento na oferta de carne suína e nas exportações, o setor deve se manter aquecido nos próximos anos, apesar dos desafios enfrentados no mercado interno.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.