16/11/2023 às 12h59min - Atualizada em 16/11/2023 às 12h59min

Mais arrobas com silagem de girassol

João Menezes
Foto: Freepik
A ensilagem de plantas forrageiras para alimentação de bovinos na seca é uma boa estratégia, pois produzimos alimento de qualidade, em quantidade e de fácil operacional no fornecimento. Entre as plantas que podem ser usadas está o girassol, que se adapta bem à safrinha em muitas regiões e tem boa produtividade e qualidade.
 
O uso do girassol na alimentação animal sob a forma de silagem tem sido boa alternativa para o Brasil devido aos períodos de déficit hídrico, que impossibilitam a produção de alimentos volumosos de boa qualidade e, consequentemente, a manutenção da produção animal todo o ano.
 
O girassol é uma cultura que tem boa capacidade de adaptação em várias regiões e épocas de plantio. É uma lavoura que tem mostrado uma boa adaptação para o plantio na segunda safra. A maior tolerância à seca, a menor incidência de pragas e de doenças, além da ciclagem de nutrientes, principalmente potássio, são alguns dos fatores que têm possibilitado sua expansão e consolidação como cultura técnica e economicamente viável nos sistemas de produção.
 
O girassol é caracterizado por apresentar maior resistência ao frio e ao calor que a maioria das culturas, além de apresentar ampla adaptabilidade às diferentes condições edafoclimáticas. Sua capacidade de extrair água disponível na camada de zero a dois metros de profundidade foi estimada em aproximadamente 92%, contra 64% do sorgo.
 
Os principais cuidados na implantação do girassol são a utilização de sementes de materiais adaptados à região, a escolha de área sem problema de acidez e compactação, a escolha da data de semeadura, baseada no zoneamento agroclimático de cada região, a correta adubação e a operação de semeadura, pois o girassol tem elevada sensibilidade a déficit hídrico na fase inicial e a produtividade cai muito em plantios desuniformes.
 
O ponto de corte ideal do girassol para a produção de silagem é quando as plantas atingem 30% de matéria seca, quando a planta está em maturação fisiológica onde a coloração da parte inferior do capítulo fica amarela e as folhas inferiores murchas ou secas. Além disso, o corte da planta deve ser realizado a 15 cm do solo.
 
A produtividade do girassol varia conforme as condições climáticas, manejo e adubação, podendo produzir igual as culturas tradicionais (Tabela 1). O valor nutritivo do girassol é um pouco inferior ao do milho, mas ainda é um volumoso de boa qualidade com digestibilidade variando de 47 a 57% e teor de proteína em torno de 9-12%.


TABELA 1 – Produtividade e qualidade da forragem da silagem de girassol, milho e sorgo.

O girassol tem elevada propensão de perdas pré colheita devido ao ataque de pássaros na maturação final, cuja gravidade em perda de produtividade é, dentro de certos limites, proporcional à redução do tamanho da área cultivada. Essa é uma preocupação que o produtor tem que ter e em alguns caso pode inviabilizar a produção.
 
A silagem de girassol é uma alternativa viável para a alimentação de bovinos, especialmente em regiões com condições climáticas desfavoráveis. No entanto, é importante considerar as características específicas da cultura do girassol e seguir as recomendações para a produção de silagem de alta qualidade.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.