01/11/2023 às 11h50min - Atualizada em 01/11/2023 às 11h50min

Mais arrobas com silagem de capiaçu

João Menezes
Foto: Divulgação / Embrapa
A ensilagem de capim tem sido uma boa estratégia de produção de alimento como reserva para a época da seca. O capim BRS Capiaçu tem sido usado por muitos produtores por sua elevada produtividade, ou seja, com uma pequena área da capineira se pode alimentar muitos animais e evitar perda de produtividade na época de escassez de forragem.
 
Muitos produtores utilizam o BRS Capiaçu na forma de capineiras, ou seja, corta a planta fresca para fornecimento aos animais. Essa prática, principalmente na seca, onde as condições não são favoráveis ao acúmulo de forragem torna a produção menor e para compensar a menor produtividade, o produtor aumenta o intervalo entre cortes. Com o maior período de descanso, a qualidade da forragem cai muito e o produtor acaba fornecendo a seus animais alimento de menor qualidade, rico em fibras e menor valor nutritivo, prejudicando o desempenho animal.
 
Com a ensilagem, o produtor corta a forragem na época das chuvas, onde há maior produtividade e oferta de forragem, em um momento em que a qualidade da forragem ainda é boa e esta é armazenada em condições adequadas para uso na época de escassez de forragem das pastagens.
 
A produtividade do capim BRS Capiaçu, quando bem conduzido, é elevada, tornando o custo de produção da silagem menor que de outras plantas forrageiras e tornando uma boa opção de volumoso para a seca (Tabela 1). A qualidade inferior da forragem torna necessário um ajuste na suplementação quando se trabalha com animais mais exigentes como animais confinados ou vaca de leite de melhor produtividade, porém quando cortado no momento correto, tem adequado valor nutritivo para suplementação da maioria das categorias de bovinos.



Tabela 1 - Custo de produção da matéria seca e de nutrientes das silagens de BRS Capiaçu, milho, cana-de-açúcar e sorgo (Pereira et al, 2016).

A ensilagem de biomassa com alto teor de umidade pode prejudicar o processo de fermentação no silo e aumentar as perdas por efluentes. Para evitar estes problemas, a colheita deve ser realizada com a planta mais madura, visando obter a melhor relação entre produção de biomassa, valor nutritivo e teor de matéria seca. Recomenda-se o corte da BRS Capiaçu para ensilagem, quando as plantas atingirem altura média de 3,5-4,0 m, o que ocorre próximo a 90-110 dias de idade de rebrota. Nessa fase o valor nutritivo não é elevado, NDT entre 45 e 47% e proteína bruta de 5,1 a 5,3%, porém com suplementação é viável na suplementação de bovinos inclusive os mais exigentes.
 
Para elevadas produtividades, a correta correção do solo e adubações adequadas são necessárias, bem como um manejo adequado dos cortes. O BRS Capiaçu é uma planta exigente e exigente inclusive se tem que ter cuidado com a infestação de plantas invasoras, as braquiárias em particular, pois prejudicam muito a produtividade e podem inviabilizar a área de produção da capineira.
 
A ocorrência de pragas e doenças não é limitante. A cultivar é susceptível à cigarrinha das pastagens Mahanarva spectabilis (Comunicado 79 Técnico Outubro, 2016 - Embrapa), entretanto, quando a capineira é bem manejada, a cultivar apresenta boa tolerância ao ataque da praga, mas o produtor deve estar atento ao controle de lagartas e ao período residual dos produtos usados.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.