Na última semana, a demanda por etanol hidratado nas usinas do estado de São Paulo manteve-se aquecida, com agentes de distribuidoras buscando repor seus estoques do produto. Simultaneamente, as chuvas recentes em algumas regiões paulistas interromperam temporariamente as atividades agrícolas e industriais, aliviando a pressão sobre algumas unidades produtoras, mas mantendo as ofertas firmes.
Os preços acompanharam essa tendência, e entre 16 e 20 de outubro, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado atingiu R$ 2,2172 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), marcando um aumento de 1,93% em comparação à semana anterior. Para o etanol anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ fechou a R$ 2,4748 por litro, representando um acréscimo de 1,57% no mesmo período.
Açúcar No mercado do açúcar cristal branco, os preços médios também apresentaram aumento no mercado spot do estado de São Paulo. O avanço dos valores foi impulsionado pelas exportações aquecidas, que continuam oferecendo uma melhor remuneração do que o mercado interno. Mesmo assim, houve uma leve melhora na liquidez no mercado doméstico, com negociações de lotes maiores de açúcar cristal.