Consumidor dos EUA pode pagar mais caro por café e suco de laranja

Trump eleva tarifa de importações brasileiras e ameaça preços de produtos básicos no mercado americano

- Da Redação, com Notícias Agrícolas
11/07/2025 09h06 - Atualizado há 4 horas
Consumidor dos EUA pode pagar mais caro por café e suco de laranja
Foto: reprodução

A nova tarifa de 50% imposta por Donald Trump às importações brasileiras pode pesar no bolso do consumidor americano. Analistas e tradings globais apontam que o café e o suco de laranja serão os primeiros produtos a ter alta significativa de preços nos Estados Unidos.

O Brasil é responsável por quase metade da produção mundial de café arábica e por 80% das exportações globais de suco de laranja. “Não acho economicamente viável vender café brasileiro aos EUA com essa tarifa. Vai ficar muito complicado”, disse um diretor de uma das maiores tradings do mundo.
 

Além do café e do suco, outros produtos como o açaí, quase totalmente importado do Brasil pelos americanos, podem entrar na conta. Para o setor de etanol, a fatia é menor, mas também exposta. Já a indústria americana de carne bovina comemorou a medida, vendo na tarifa uma chance de reduzir a concorrência do produto brasileiro.
 

Enquanto isso, o Departamento de Agricultura dos EUA já projetou a menor safra de laranja do país em 88 anos, o que torna o mercado ainda mais dependente do Brasil. Para Michael McDougall, analista do setor, se Trump não recuar, “o impacto maior será mesmo no café e no suco de laranja”.

 

 


Notícias Relacionadas »