23/10/2023 às 08h38min - Atualizada em 23/10/2023 às 08h38min
Brasil projeta aumento na área do plantio de arroz para safra 2023/24
Impulsionado por preços favoráveis e condições climáticas, país prevê expansão de 6,7% na área semeada de arroz
- Da Redação, com Safras & Mercado
Foto: unsplash Com o início dos trabalhos de plantio, o Brasil se prepara para confirmar um avanço expressivo na área semeada com arroz na safra 2023/24, que deverá crescer 6,7% em relação à safra anterior, atingindo um total de 1,590 milhão de hectares. Essa estimativa é parte do relatório de oferta e demanda elaborado pelo analista e consultor da SAFRAS & Mercado, Evandro Oliveira.
Diversos fatores contribuem para esta perspectiva, como a tão esperada redução nos custos de produção, aliada à melhor rentabilidade devido aos preços elevados do cereal e o clima chuvoso que tem prevalecido na Região Sul do país, contribuindo para a recomposição das barragens de irrigação.
No entanto, é importante mencionar que a estiagem que assola as regiões Norte e Nordeste do Brasil pode impactar as projeções de rentabilidade, embora esse impacto seja parcialmente compensado pelo aumento da área plantada em outras regiões do país.
O aumento mais expressivo da área de plantio deve ocorrer em estados como Mato Grosso e Tocantins. Isso se deve em parte às margens desfavoráveis registradas na soja e no milho, que são as principais culturas, e que deverão perder espaço para o arroz, além da ampla adoção da rotação de culturas pelos produtores.
Esse cenário de expansão na área semeada reflete na produção de arroz no Brasil. A produção na safra 2023/24 deve apresentar alta em relação às últimas produções, especialmente com a recuperação das produtividades médias nos principais estados produtores, com exceção de Tocantins. Assim, a produção total de arroz deverá atingir 10,663 milhões de toneladas, representando um aumento de 6,6% em relação à safra anterior, em 2022/23.