20/10/2023 às 09h25min - Atualizada em 20/10/2023 às 09h25min

Produção nacional de biodiesel deve ser de 7 bilhões de litros

Antecipação da mistura de biodiesel eleva expectativas da Abiove

- Da Redação, com Safras & Mercado
Foto: Pixabay
Estimativas da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) indicam que a produção nacional de biodiesel poderá superar a marca dos 7 bilhões de litros. Esta projeção otimista é impulsionada pela antecipação da mistura de biodiesel ao diesel comercial, com o teor de biodiesel passando de 10% (B10) para 12% (B12), e a perspectiva de alcançar 15% até 2026, conforme o cronograma do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Cada ponto percentual adicional na mistura representa um acréscimo de aproximadamente 650 milhões de litros na produção de biodiesel no Brasil. Daniel Amaral, diretor de Economia e Assuntos Regulatórios da ABIOVE, enfatiza que a nova previsibilidade apresentada pelo cronograma de mistura está incentivando a indústria a investir e isso deverá resultar em um recorde histórico de produção, consolidando o Brasil como o terceiro maior produtor mundial de biodiesel.

Além dos benefícios econômicos, o biodiesel brasileiro desempenha um papel fundamental na redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o biodiesel é capaz de reduzir em pelo menos 80% as emissões de GEE quando comparado ao diesel de origem fóssil.

Desde o início da mistura obrigatória, em 2008, o Brasil já produziu um total de 60,1 bilhões de litros de biodiesel. Esse volume substancial não apenas substituiu a importação de diesel derivado do petróleo, mas também contribuiu para evitar a emissão de 130 milhões de toneladas de carbono, equivalente ao total emitido pela população do estado do Paraná no ano passado. A antecipação da mistura de biodiesel reforça o compromisso do Brasil com a descarbonização de sua matriz energética e a busca por alternativas mais sustentáveis no setor de transportes.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.