18/10/2023 às 09h47min - Atualizada em 18/10/2023 às 09h47min
Conselho da ONU analisa proposta brasileira de resolução para conflito Israel-Hamas
Recomendação busca pausas humanitárias nos confrontos na Faixa de Gaza
- Da Redação, com Agência Brasil
Foto: Divulgação ONU / Jean Marc Ferré Nesta quarta-feira (18), o Conselho de Segurança das Nações Unidas se reúne para discutir um projeto de resolução elaborado pelo Brasil, que aborda o conflito em curso no Oriente Médio entre Israel e o grupo palestino Hamas. O texto da resolução visa a estabelecer pausas humanitárias nos ataques, permitindo assim a entrega de ajuda humanitária crucial à população da Faixa de Gaza.
Originalmente agendada para a segunda-feira (16), a análise da proposta, apresentada pela presidência rotativa do Conselho, que atualmente é exercida pelo Brasil, foi adiada. Entretanto, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) confirmou que a reunião será realizada nesta quarta, às 10h, no horário de Nova York.
Na terça-feira (17), os membros do Conselho rejeitaram a proposta de resolução apresentada pela Rússia, que propunha um cessar-fogo imediato, a criação de corredores humanitários e a libertação segura de reféns. No entanto, a proposta russa não incluía uma condenação direta ao grupo Hamas pelas ações violentas.
A proposta russa recebeu cinco votos a favor, quatro votos contra e seis abstenções. Para que uma resolução da ONU seja aprovada, é necessário o apoio de pelo menos nove dos quinze membros do Conselho, sem o veto de nenhum dos membros permanentes.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas é composto por cinco membros permanentes - China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos - e mais dez membros rotativos: Albânia, Brasil, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes.