17/10/2023 às 08h19min - Atualizada em 17/10/2023 às 08h19min

Joe Biden visita Israel em meio a tensões com Hamas

Presidente dos Estados Unidos reafirma apoio a Israel enquanto Conselho de Segurança da ONU rejeita proposta russa de cessar-fogo

- Da Redação, com Agência Brasil
Foto: Reprodução Twitter / President Biden
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, irá visitar Israel nesta quarta-feira (18), em um gesto de solidariedade ao país durante as crescentes tensões com o grupo militante Hamas. O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, anunciou que durante a viagem, Biden reafirmará o direito de Israel à autodefesa. Essa iniciativa ocorre enquanto Israel se prepara para uma possível ofensiva terrestre contra os militantes do Hamas na Faixa de Gaza, após longas conversas com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Enquanto isso, o Conselho de Segurança da ONU rejeitou, nesta segunda-feira (16), a proposta de resolução da Rússia que buscava um cessar-fogo imediato no conflito entre Israel e o Hamas. O Brasil, que preside o Conselho de Segurança, convocou a reunião. A resolução russa, embora pedisse um cessar-fogo e a abertura de corredores humanitários, não condenava diretamente o Hamas pelos atos de violência cometidos. A proposta recebeu cinco votos a favor, quatro contrários e seis abstenções, não alcançando o apoio necessário para aprovação.

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield, explicou que a proposta russa foi rejeitada por não condenar o Hamas de forma inequívoca e por não reafirmar o direito de autodefesa de Israel, de acordo com a Carta da ONU. Enquanto isso, o representante russo lamentou a rejeição da proposta, acusando o Conselho de estar influenciado pelo bloco ocidental.

A expectativa agora é que o Brasil apresente sua própria proposta na próxima reunião do Conselho de Segurança, que ocorrerá na terça-feira. A situação permanece tensa, com o destino da região ainda incerto, enquanto os líderes mundiais continuam buscando uma solução para a crise.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.