06/10/2023 às 09h33min - Atualizada em 06/10/2023 às 09h33min
Brasil é escolhido como anfitrião da reunião da Junta Interamericana de Agricultura em 2025
Decisão anunciada durante a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2023
- Da Redação, com Agência Brasil
Foto: Freepik Durante a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2023, realizada nesta quinta-feira (05) em San José, na Costa Rica, o Brasil foi oficialmente escolhido como o país anfitrião da 23ª reunião da Junta Interamericana de Agricultura (JIA) em 2025. A JIA é o principal órgão de governo do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). A decisão veio após o México inicialmente manifestar seu interesse em sediar o evento, mas recuar diante do apoio de diversos estados-membros do IICA à candidatura brasileira.
A realização da reunião no Brasil ganha ainda mais destaque devido ao fato de que o país já está programado para ser o anfitrião da Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (COP30) em 2025. Roberto Perosa, Secretário de Comércio e Relações Institucionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, destacou a importância deste momento, afirmando que é uma oportunidade única para os ministros da Agricultura das Américas permanecerem alguns dias a mais em solo brasileiro para discutir os principais desafios do setor. Ele descreveu a COP como o evento mais importante dos últimos tempos e expressou sua gratidão pela decisão em favor do Brasil, afirmando: "Agradecemos a posição do governo mexicano. Temos carinho pelo governo do México e por todos os países aqui. Ficamos muito felizes com a decisão."
Roberto Perosa também assegurou que o governo brasileiro está empenhado em possibilitar a participação de todos os estados-membros na organização da reunião da Junta Interamericana de Agricultura. Além disso, ele revelou que o encontro contará com uma "nova modelagem", que será discutida em colaboração com o IICA.
Na mesma ocasião, foi anunciado que o ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Fernando Mattos, foi eleito para presidir a Junta Interamericana de Agricultura, sucedendo ao Brasil na presidência, que é eleita a cada quatro anos. Em seu discurso, Mattos expressou gratidão ao ministro da Agricultura brasileiro, Paulo Teixeira, e ao governo argentino, que propôs a candidatura do Uruguai. Ele encerrou seu discurso agradecendo a todos pela confiança depositada nele para liderar a JIA nos próximos anos.