03/10/2023 às 09h02min - Atualizada em 03/10/2023 às 09h02min
JBS se torna a maior empregadora do Brasil em 2023 com 151 mil colaboradores
Empresa gera 7,3 mil vagas no país e destaca seu papel na geração de emprego e renda em diversas regiões
- Da Redação, com CarneTec
Foto: Divulgação Site / JBS A JBS, uma das maiores empresas do setor de alimentos do mundo, alcançou um novo marco em 2023, consolidando-se como a maior empregadora do Brasil, com 151,2 mil colaboradores diretos em suas diversas operações no país. Essa conquista foi anunciada pela companhia na segunda-feira (2), destacando seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país.
Somente entre janeiro e agosto deste ano, a JBS gerou 7,3 mil novas vagas de emprego no Brasil, um aumento de 5% em relação a dezembro de 2022. Essas contratações não apenas fortaleceram a posição da JBS como empregadora líder, mas também tiveram um impacto positivo em muitas comunidades, especialmente nas pequenas cidades onde a empresa opera.
Gilberto Xandó, presidente da JBS Brasil, enfatizou o papel crucial da empresa na geração de emprego e renda. "Temos consciência de que exercemos um papel importante para a geração de emprego e renda em diversas regiões, com impacto especialmente positivo nas pequenas cidades em que estamos. Em muitas delas, somos o principal polo empregador e o nosso crescimento impulsiona o desenvolvimento econômico dessas regiões", afirmou.
Além das contratações, a JBS realizou importantes investimentos em seu segmento de alimentos preparados no Brasil, incluindo o início das operações das duas primeiras linhas de empanados e uma de salsicha na nova fábrica da Seara em Rolândia (PR). A empresa também retomou as atividades da unidade industrial da Friboi em Juara (MT) e anunciou a criação de 1,4 mil postos de trabalho com a recuperação e modernização da unidade de Diamantino (MT).
Por trás desses números estão histórias de indivíduos cujas vidas foram transformadas pela oportunidade de emprego na JBS. Natanael Alves Moreira, monitor de Produção na unidade de Cajamar (SP), destacou a chance de crescimento profissional que a empresa oferece. "Fui atraído pela oportunidade de crescimento. A minha percepção é que só depende do meu esforço e determinação crescer profissionalmente aqui, e há muitos caminhos para isso", disse Natanael.
Maria Bezerra da Silva, de 19 anos, também compartilhou sua gratidão por ser contratada como auxiliar de limpeza na unidade de Cajamar. "Estou muito feliz, porque esse é o meu primeiro emprego com carteira assinada. É o primeiro passo para garantir um futuro melhor para mim e para minha família", contou Maria.
A posição da JBS como principal empregadora do Brasil reforça seu papel na economia nacional. Um levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgado em agosto, revelou que a JBS e as cadeias produtivas associadas a ela no Brasil já representam 2,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e contribuem para a geração de 2,73% dos empregos nacionais.