28/09/2023 às 10h05min - Atualizada em 28/09/2023 às 10h05min

Aumento de secas repentinas ameaça agricultura e ecossistemas globais

Fred Almeida
Foto: Unsplash
A crescente preocupação em relação às mudanças climáticas e seus impactos devastadores não é novidade, mas um recente estudo publicado na revista Nature Communications Earth and Environment traz à tona uma ameaça que merece atenção urgente: as secas repentinas.

O estudo, liderado pelo pesquisador Jordan Christian, alerta que a frequência de secas repentinas está em ascensão, trazendo consequências significativas para sistemas agrícolas e ecossistemas em todo o mundo. Elas são caracterizadas por um rápido e imprevisto agravamento das condições, podem desencadear uma série de efeitos em cascata, impactando diretamente a produção de alimentos e a biodiversidade.

O aumento das secas repentinas está intrinsecamente ligado às mudanças climáticas, especialmente ao aumento da forçante radiativa e ao uso contínuo de combustíveis fósseis. A forçante radiativa descreve o desequilíbrio entre a radiação que entra e sai da atmosfera da Terra, sendo um dos principais impulsionadores do aquecimento global.

De acordo com as projeções do estudo, espera-se que o risco de secas repentinas sobre áreas agrícolas aumente globalmente, com os maiores aumentos previstos para a América do Norte e Europa. No cenário mais extremo, o risco de secas repentinas pode aumentar em até 1,7 vezes, representando uma ameaça significativa para a produção de alimentos nessas regiões.

O professor Jeffrey Basara, coautor do estudo, enfatiza que os produtores agrícolas enfrentarão riscos crescentes devido ao desenvolvimento rápido de secas repentinas. Isso pode resultar em pressões socioeconômicas, como preços mais altos e agitação social, à medida que as colheitas sofrem perdas devido à falta de água.

O estudo serve como um alerta claro de que a ação imediata é necessária para mitigar os impactos das mudanças climáticas e garantir a segurança alimentar global. A transição para fontes de energia mais limpas e práticas agrícolas sustentáveis são passos essenciais na luta contra o aumento das secas repentinas e seus efeitos prejudiciais em nossos sistemas agrícolas e ecossistemas preciosos. O futuro do nosso planeta depende das decisões que tomarmos hoje.

Com informações de Chelsea Julian, da Universidade de Oklahoma e EcoDebate

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.