21/09/2023 às 08h53min - Atualizada em 21/09/2023 às 08h53min

Conab prevê produção recorde de carnes brasileiras em 2024

Projeções apontam aumento na produção de carne bovina, de frango e suína, consolidando tendência de queda nos preços para os consumidores

- Da Redação, com CarneTec
Foto: unsplash
Projeções divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que o Brasil está caminhando para atingir um volume recorde na produção de carnes em 2024, com números impressionantes que abrangem carne bovina, de frango e suína. De acordo com as estimativas, a produção total de carnes deverá alcançar a marca de 30,85 milhões de toneladas, impulsionada por uma série de fatores econômicos e de mercado.

"Mais uma vez temos a expectativa de um novo recorde na produção total de carnes no país, considerando bovinos, aves e suínos. A soma da redução dos insumos de produção, como o milho, com a ampliação da oferta de proteínas no país consolida a tendência de queda do preço da carne para os consumidores", afirmou o presidente da Conab, Edegar Pretto.

Em relação à carne bovina, a estimativa para 2024 é de uma produção de 9,25 milhões de toneladas, representando um aumento de 0,1% em relação a 2023. Apesar do embargo chinês à carne bovina no início de 2023 ter afetado o resultado anual, as exportações já retornaram à normalidade, e a projeção é de um crescimento moderado em 2024, graças à estabilidade da demanda mundial.

Para o ano de 2023, a Conab prevê uma queda de 3,3% no volume de exportações de carne bovina brasileira em comparação com 2022, enquanto os abates totais devem aumentar 9,7%. "Para 2024, projeta-se o início do arrefecimento dos abates, que deverão subir em ritmo mais moderado do que em 2023, já tendendo à estabilidade, e iniciando a reversão do ciclo pecuário", afirmou a Conab.

Em relação à carne de frango, a produção brasileira deverá crescer 3,81% em 2024, atingindo um novo recorde de 16 milhões de toneladas, após um aumento de 4,5% em 2022. Mesmo diante das recentes quedas nos preços da carne bovina, que é a principal concorrente da carne de frango, a projeção é de aumento dos alojamentos e da produção de carne de frango, refletindo a boa demanda do mercado.

O consumo interno de carne bovina deve permanecer estável em 31 kg por habitante ao ano. As projeções da Conab indicam um cenário otimista para a indústria de carnes no Brasil, com perspectivas de crescimento e estabilidade nos próximos anos, o que pode beneficiar tanto os produtores quanto os consumidores.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.