20/09/2023 às 09h05min - Atualizada em 20/09/2023 às 09h05min

Asgav busca apoio financeiro para reerguer frigoríficos devastados por enchentes

Associação Gaúcha de Avicultura pede linhas de crédito com prazos estendidos e taxas reduzidas para reconstrução da indústria avícola no Vale do Taquari

- Da Redação, com CarneTec
Foto: Divulgação MAPA
A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) está fazendo um apelo aos governos estadual e federal para uma rápida liberação de linhas de crédito com prazos prolongados e taxas reduzidas, a fim de auxiliar na recuperação da indústria avícola, que foi severamente atingida pelas recentes enchentes no Vale do Taquari. O presidente da associação, José Eduardo dos Santos, compartilhou suas preocupações em entrevista à CarneTec na segunda-feira (18), enfatizando a urgência dessa medida.
 
De acordo com a Asgav, as seis indústrias avícolas localizadas na região do Vale do Taquari, que contribuem com aproximadamente 21% da produção de aves e derivados no estado do Rio Grande do Sul, enfrentaram prejuízos inestimáveis, totalizando mais de R$ 220 milhões em perdas devido às enchentes.
 
Essa estimativa inicial engloba uma série de danos, que vão desde a infraestrutura das indústrias, passando pelos aviários, a mortalidade de animais, questões genéticas, logísticas prejudicadas, danos elétricos, perdas em máquinas e equipamentos até os impactos no mercado de aves e derivados. José Eduardo dos Santos salientou que esse valor representa apenas uma avaliação preliminar da situação e que, à medida que as empresas continuam a avaliar seus danos, é quase certo que esse montante irá aumentar significativamente.
 
As indústrias avícolas afetadas estão empenhadas em reavaliar o estado de seus equipamentos, determinando quais podem ser restaurados por meio de manutenção e verificando os produtos que estavam em estoque e foram perdidos devido à falta de aproveitamento.
 
O pedido da Asgav por apoio financeiro visa não apenas a recuperação dessas empresas, mas também a manutenção de uma parte essencial da economia do Rio Grande do Sul e do mercado de aves, garantindo o abastecimento regular de produtos avícolas para a população.
 
A associação espera que o governo reconheça a importância da indústria avícola no estado e tome medidas urgentes para apoiar a reconstrução das empresas atingidas, garantindo que elas possam voltar a operar plenamente e contribuir para a estabilidade econômica da região.
 
Neste momento crítico, a Asgav clama por solidariedade e ação decisiva para auxiliar as indústrias avícolas do Vale do Taquari a se recuperarem das devastadoras enchentes que as afetaram.
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.