Na coluna Gestão Robusta dessa semana, André Luiz Casagrande entrevista Fernando Flores Cardoso, chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, sobre uma nova tecnologia desenvolvida pela Embrapa para a seleção de reprodutores da raça Angus.
Casagrande afirma que a tecnologia foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com a Associação Brasileira de Angus, Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares e Bio D ata Ciência de Dados. Dados de consumo alimentar individuais e diários, além do ganho de peso coletados em provas de eficiência alimentar, são os principais parâmetros da ferramenta.
Cardoso explica que estes dados foram obtidos através de diversos testes decorridos nos últimos quatro anos. “São dados de dezenas de milhares de marcadores cobrindo todo o genoma desses animais e do seu pedigree para calcular a diferença esperada na progênie desses animais para características que medem a eficiência alimentar’’, explica
O chefe-geral também comenta que, inicialmente, a nova tecnologia estará restrita aos criadores de Angus, mas ela será expandida para todas as raças com Provas de Eficiência no futuro.
Casagrande conclui ao afirmar que a avaliação genômica, que se baseia em determinadas características presentes no DNA no animal, foi um divisor de águas para a seleção de animais para reprodução.
Ficou interessado e quer saber mais? Clique aqui e tenha acesso à coluna completa. Boa leitura!