06/09/2023 às 08h43min - Atualizada em 06/09/2023 às 08h43min
Algodão em pluma registra terceiro avanço mensal em meio a progresso da colheita
Produtores mantêm preços firmes enquanto demanda reage no setor têxtil, levando a negociações mais ativas.
- Da Redação, com Cepea
(Foto: Freepik) Os preços do algodão em pluma registraram movimento ascendente pelo terceiro mês consecutivo em agosto, contrariando o progresso da colheita e do beneficiamento da safra 2022/23. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta segunda-feira (06), os cotonicultores permaneceram distantes do mercado spot, concentrando-se nas atividades no campo e priorizando a entrega de contratos a termo.
Enquanto isso, os produtores ativos se mostraram resolutos nos preços estipulados em novas negociações, com base nas valorizações observadas no mercado internacional.
Do lado da demanda, os agentes das indústrias têxteis indicaram um aumento no desempenho das vendas ao longo da cadeia produtiva, o que levou algumas fábricas a buscar volumes adicionais de matéria-prima. Como resultado, compradores com maior necessidade de suprimentos acabaram cedendo e concordando com os valores solicitados pelos vendedores, especialmente no caso da pluma de qualidade superior.
Os produtores se beneficiam das valorizações sustentadas pelas condições globais, enquanto os compradores enfrentam pressões crescentes para garantir seus estoques em um ambiente de maior demanda na indústria têxtil.