30/08/2023 às 09h01min - Atualizada em 30/08/2023 às 09h01min
Mais arrobas com sombra no confinamento
(Foto:arquivo pessoal) O bem-estar animal é uma preocupação de todos pois os animais merecem viver bem e cumprir sua função. Além de proporcionar melhor condição de vida aos animais, o bem-estar melhora também o desempenho e o resultado. A pressão tem sido grande sobre o produtor e este tem respondido com melhorias, cuidados e eficiência.
A sombra é um importante fator para diminuir estresse térmico dos animais. Tanto para animais em pastagens como em confinamento, a presença de sombra tem resultado em melhores desempenhos animais. A adequada manutenção do ambiente térmico traz benefícios à produção animal, aumentando a produtividade e a eficiência no consumo dos alimentos.
Dentre os métodos usados para promover melhorias no ambiente, pode-se citar o sombreamento nas pastagens, o confinamento e a oferta adequada de água. O sombreamento é benéfico e recomendado em climas quentes, pois favorece a perda de calor e a regulação da temperatura corporal.
Os animais procuram as sombras nas horas mais quentes do dia e, se este recurso estiver à disposição, suas necessidades serão atendidas, devendo ter sombra suficiente para abrigar todos os animais ao mesmo tempo e a qualquer hora do dia.
Em experimento realizado em um confinamento de bovinos de corte, localizado no município de Aruanã, estado de Goiás, no período de julho a setembro, os animais confinados em piquetes com sombrite apresentaram maior ganho em peso diário, 1,80 Kg em relação aos animais sem sombrite, 1,61Kg.
Os animais que têm acesso à sombra consumem diariamente, em média, três litros de água a menos que o gado a pleno sol. A ingestão hídrica média individual dos bovinos, avaliada em um confinamento durante 76 dias, foi superior para os animais confinados a pleno sol em relação àqueles com acesso a sombra. O consumo médio diário dos nelores que estavam no sol foi de 40,63 litros de água por animal, enquanto o daqueles que estavam na sombra foi de 37,31 litros (Embrapa, 2022).
Sob condições de alta temperatura e de intensa radiação solar os bovinos buscam se proteger em locais sombreados. Este comportamento tem efeitos benéficos para os animais, pois ao reduzir a exposição à radiação solar direta, melhora o seu bem-estar e desempenho. Portanto, é recomendado oferecer sombra para os bovinos confinados, independentemente da raça, categoria ou idade dos animais.
A sombra pode ser natural (árvores) ou artificial e a área disponível deve ser suficiente para abrigar todos os animais ao mesmo tempo a qualquer hora do dia. O excesso de sombra também pode ser um problema, pois as baias ou piquetes demoram mais para secar e é maior a presença de lama, o que também estressa os animais.
É importante a presença de sombra nos confinamentos, pois esta estratégia melhora o bem-estar animal e seu desempenho.