29/08/2023 às 10h36min - Atualizada em 29/08/2023 às 10h36min
Minerva adquire 16 unidades da Marfrig no Brasil, Argentina, Chile e Uruguai
Empresa planeja aumentar sua capacidade de abate e processamento de bovinos em 44%
- Da Redação, com CarneTec
(Foto:divulgação) Nesta segunda-feira (28), a Marfrig e a Minerva Foods anunciaram um acordo substancial, envolvendo a venda de 16 unidades de abate de bovinos e ovinos na América do Sul por R$7,5 bilhões. Este movimento estratégico visa aprimorar a atuação e expansão das empresas na região.
No território brasileiro, a Marfrig cederá 11 unidades de abate de bovinos, localizadas em Alegrete (RS), Bagé (RS), Bataguassu (MS), Chupinguaia (RO), Mineiros (GO), Pontes e Lacerda (MT), São Gabriel (RS), Tangará da Serra (MT), bem como três unidades inativas.
Na Argentina, a transação incluirá a unidade de abate de bovinos em Villa Mercedes. No Chile, a unidade de abate de ovinos Patagonia também fará parte do acordo. Já no Uruguai, as unidades de abate de bovinos em Colônia, Salto e San José estão contempladas na venda.
Consequentemente, a Minerva Foods planeja aumentar sua capacidade de abate e processamento de bovinos em 44%, elevando-a de 29.540 para 42.439 cabeças por dia após a conclusão da operação. Essa ampliação prevê um acréscimo na receita líquida anual da Minerva, levando-a a ultrapassar a marca de R$ 50 bilhões.
Além do aumento na capacidade de produção, a Minerva identificou vantagens adicionais nessa aquisição. Estas incluem a captura de sinergias logísticas, oportunidades para aprimorar a distribuição, bem como a expansão do alcance de clientes internacionais, consolidando a liderança da empresa nas exportações de carne bovina da América do Sul.
Com a negociação, a Minerva passará a ter um total de 40 plantas de abate e desossa de bovinos distribuídas entre o Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Colômbia, juntamente com cinco plantas destinadas ao segmento de cordeiros, que terão uma capacidade total de abate e desossa de 25.716 cabeças por dia, com localizações na Austrália e Chile.
Fernando Galetti de Queiroz, presidente da Minerva, expressou entusiasmo com essa movimentação estratégica, destacando como ela alinha-se com a estratégia de diversificação geográfica da empresa. Ele ressaltou que essa iniciativa coloca a companhia em uma nova esfera, proporcionando acesso a novos clientes internacionais, gerando sinergias operacionais e fortalecendo a competitividade no mercado global de proteína animal.
A Marfrig, por sua vez, focará em produtos de alto valor agregado, mantendo complexos industriais com produção diversificada e de marca nos mercados em que atua, incluindo Brasil, Argentina, Uruguai e Chile, entre outros. A venda dos ativos na América do Sul faz parte de uma estratégia da companhia para ampliar essa linha de produtos de maior rentabilidade e eficiência.